O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, foi eleito por unanimidade como novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em assembleia geral realizada nesta terça-feira (28/1). Na mesma votação, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, foi escolhido como vice-presidente, reforçando a meta de retomar discussões conjuntas para o desenvolvimento das sete cidades que compõem a entidade.

Marcelo Lima permanecerá no cargo por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um período, mediante nova votação. A aclamação ocorreu durante reunião ordinária, que contou com a presença dos prefeitos Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Marcelo Oliveira (Mauá), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra). O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, também compareceu, mas segue em negociação para o retorno oficial do município ao órgão.

Foco na união e na articulação política

Durante o encontro, Marcelo Lima destacou a importância de unir esforços em pautas que vão desde destinação de resíduos sólidos até melhorias em mobilidade urbana, segurança e saúde — caso da regionalização do Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde). Entre as primeiras medidas a serem adotadas, estão agendas em Brasília e São Paulo no próximo mês, buscando viabilizar recursos e novos programas para a região.

“É um novo momento, de enorme simbolismo”, afirmou Marcelo Lima, referindo-se à cooperação entre as prefeituras para a criação de políticas públicas que beneficiem a população local. A proposta inclui negociar com diferentes esferas de governo e fortalecer ações concretas para o desenvolvimento do Grande ABC.

Reintegração de São Bernardo

Um dos marcos recentes foi o retorno de São Bernardo ao Consórcio, oficializado há duas semanas, após dois anos de desligamento. Marcelo Lima reforça que a ideia é retomar o conceito original que norteou a fundação do Consórcio, em 1990, impulsionando iniciativas colaborativas em projetos essenciais para a região.

Sucessão na presidência

Marcelo Lima sucede José de Filippi Júnior, de Diadema, que presidiu a entidade em 2024. Neste mês, o prefeito diademense Taka Yamauchi ocupava o cargo de forma interina, em função de o estatuto do órgão não permitir vacância na presidência. Agora, com a eleição de Marcelo Lima, o Consórcio segue com a missão de articular políticas públicas, fortalecer o desenvolvimento regional e manter a cooperação entre as sete cidades envolvidas.

Fundado há quase 35 anos, o Consórcio do Grande ABC tornou-se o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do País, representando um modelo de governança voltado a resolver, de forma conjunta, desafios locais e regionais.


Resumo (presidência e participantes)

Cargo Nome Cidade Observação
Presidente Marcelo Lima São Bernardo Eleito para mandato de 1 ano
Vice-Presidente Guto Volpi Ribeirão Pires Apoio unânime dos demais prefeitos
Conselheiros Participantes Gilvan Júnior Santo André Apoiaram a eleição por aclamação
Taka Yamauchi Diadema Exerceu presidência interina
Marcelo Oliveira Mauá Parte da assembleia geral
Akira Auriani Rio Grande da Serra Parte da assembleia geral
Tite Campanella São Caetano Em tratativas para retorno ao Consórcio

Olá 👋,
é um prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada.

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Was this helpful?

Thanks for your feedback!

Deixe um comentário